Palestrantes
Confira aqui quem são os Palestrantes do Enades 2016
Visite este link mais vezes para conhecer outros colaboradores que estão chegando para o Enades 2016 e não deixe de se inscrever nas palestras e oficinas/minicursos oferecidos por estes excelsos profissionais.
CONHEÇA TAMBÉM!
O II ENADES - Encontro Nacional de Áudio-descrição em Estudo - tem o prazer de confirmar a presença dos áudio-descritores, mestres, doutores, pesquisadores e consultores em áudio-descrição, cujos nomes e currículos seguem abaixo, relacionados em ordem alfabética:
- Ana Clara Oliveira
- Ana Fátima Berquó Carneiro Ferreira
- Ana Paula Tavares Gomes dos Santos
- André Ricardo Melo
- Andrea Garbelotti
- Andreza Nóbrega
- Antonio Carlos Barqueiro
- Bruno Hipólito
- Edimar Santos
- Elizabet Dias de Sá
- Francisco José de Lima
- Gustavo Tavares Dantas
- Janaína Gomes
- Joel Snyder
- Lara Pozzzobon
- Luiz Alfredo Dittgen Miritz
- Luiz Eduardo Porto Mariz de Oliveira
- Milton Pereira de Carvalho Filho
- Patrícia Pordeus
- Rita de Cássia Tenório Mendonça
- Roberto Wanderley Nogueira
- Rosângela Aparecida Ferreira Lima
- Rosângela Ribeiro Mucci Barqueiro
- Sérgio Faria
- Simone Maria Bastos Lyra
Ana Clara Oliveira
Professora Efetiva do Curso Técnico em Dança da Escola Técnica de Artes (ETA), Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Coreógrafa, bailarina clássica, dançarina de Tribal Fusion/Tribal Brasil e também intérprete-criadora do Grupo Labmov (ETA/UFAL). Mestrado em Dança pelo Programa de Pós-Graduação em Dança da Universidade Federal da Bahia (UFBA), 2013 - Bolsa CAPES com pesquisa pioneira sobre a Poética da Audiodescrição de Dança junto ao público com deficiência visual.
Audiodescritora formada pela Fundação Dorina Nowill para Cegos (SP). Especialização em Saúde Mental com estudos sobre prática da Dança voltada ao público com síndrome de down, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), 2011. Graduação em Licenciatura Plena de Educação Física com estudo de conclusão de Curso aplicado às dançarinas com deficiência auditiva (UESC), 2009. Desde 2012, se tornou Pesquisadora em Dança (ANDA) pela Associação Nacional de Pesquisadores em Dança - Comitê Temático "Interfaces da Dança e Estados do Corpo" bem como associou-se a ABRACE (Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas) no Grupo de Trabalho/Pesquisa - Dança no Brasil, com pesquisa acerca do Corpo com deficiência visual. Na trajetória de Pesquisadora, foi colaboradora do Grupo de Extensão "Acessibilidade em Trânsito Poético" que oferece oficinas de Cirandas Artísticas-Educativas de Dança para pessoas com deficiência e seus cuidadores e, colaboradora no Projeto de Pesquisa "Processo e criação da dança em ambientes não convencionais", ambos liderados pela Professora Doutora Fátima Campos Daltro de Castro, na Escola de Dança (UFBA).
Paralelamente, foi membro do Grupo de Pesquisa TRAMAD (Tradução, Mídia e Audiodescrição) liderado pela Professora Doutora Eliana Paes Cardoso Franco, no Instituto de Letras (UFBA), pesquisando os modos de audiodescrever espetáculos de dança com o uso do Sistema Laban. No presente, coordena o Grupo de Extensão Poética da Dança "Inclusiva" (ETA/UFAL) que, juntamente com bolsistas oferece oficinas de dança/acessibilidade às Instituições de Ensino. Igualmente, coordena o Projeto de Extensão "Dança Tribal" (ETA/UFAL) - Grupo pioneiro no Estado de Alagoas, oferecendo o ensino do Estilo de Dança Tribal Fusion e Tribal Brasil com bolsistas junto à comunidade. No campo da docência, atua nas investigações da dança/deficiência, audiodescrição de dança, composição coreográfica na cena contemporânea e estudos das técnicas como Ballet Clássico, Danças Árabes e Dança Tribal em diálogos com Método Pilates para o movimento consciente.
Site: http://www.etaufal.com/
Ana Fátima Berquó Carneiro Ferreira
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio (PPG-PMUS) da UNIRIO/MAST, 2012 atual; Especialista em Audiodescrição pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), 2015; Mestre em Museologia e Patrimônio pelo PPG-PMUS (UNIRIO/MAST - 2011); Especialista em Língua Portuguesa pela UERJ, 1998; Graduada em Letras - Português/Literaturas pela UERJ, 1996; Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Benjamin Constant (IBC), Centro de Referência Nacional na Área da Deficiência Visual desde 1993 até os dias atuais. Áudio-descritora: Membro da Comissão de Áudio-descrição do IBC; Colaboradora em áudio-descrição do Programa Especial da TV BRASIL desde 2009.
Ana Paula Tavares Gomes dos Santos
(aptavares_gomes@hotmail.com)
Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL, 2005), e pós-graduada Lato Sensu em Auditoria e Perícia Contábil pela Faculdade Maurício de Nassau (com sede CEAP-AL, 2006), com o trabalho de conclusão de curso “A importância do perito-contador na área trabalhista” Participou do 1° Seminário da Cidadania Fiscal sobre Lei Geral – Micro e Pequenas empresas, ministrado pela Secretaria Executiva do Estado de Fazenda-SEFAZ, Participou do 2° Seminário do Banco Central sobre Microfinanças, ministrado pelo Banco do Nordeste, 2003) ; Participou do curso formação de consultores promovido pelo SEBRAE-AL, Participou do curso Tributação de Micro e Pequenas empresas, promovido pelo SEBRAE-AL, Foi Consultora do CRC (Conselho Regional de Contabilidade) lotada no SEBRAE –AL de jun/2006 a jun/2008, Participante do VII Enecon-Encontro Nordestino de Contabilidade do Nordeste com trabalho publicado na Revista Brasileira de Contabilidade – RBC, intitulado “ Considerações acerca da Contabilidade Ambientel: uma perspectiva sobre a Iso 14001 no Setor Suroalcooleiro do Estado de Alagoas; Integrou a Comissão Organizadora e execução do Treinamento em Gestão Pública, ministrado pelo istituto Cidadão: Instituto Brasileiro de Municipalismo, Cidadania e Gestão, na Prefeitura de Delmiro Gouveia, 2007; Instrutora no curso “Redação Oficial” do Treinamento em Gestão Pública, ministrado pelo istituto Cidadão: Instituto Brasileiro de Municipalismo, Cidadania e Gestão, na Prefeitura de Delmiro Gouveia, 2007; Palestrante no Encontro de Representantes do Estado de Alagoas com o tema “Tributação de Micro e Pequenas Empresas-SIMPLES NACIONAL, ministrado pelo Consellho Regional de Representantes de Alagoas – CORE/AL”; Palestrante no Encontro de Estudantes de Contabilidade da Faculdade de Tecnolgia de Alagoas – FAT, com tema : SIMPLES NACIONAL, 2008; Professora de Ensino Superior na Associação Integrada de Ensino Superior do Nordeste – AIESNE, (Faculdade Pontes de Miranda), Curso de Ciências Contábeis, lecionando, Português Instrumental, Teoria da Contabilidade e Fundamentos Científicos da Contabilidade, 2006-2008; Empresária Contábil desde 2006, atuando na área de Micro e Pequenas Empresas, Gerente executiva de Finanças e Contabilidade Id Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos em Alagoas.
André Ricardo Melo
Mestre em Design pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na área de Ergonomia e usabilidade de produtos, sistemas e produção, possui graduação em Sistemas para Internet/Webdesign pela Faculdade Marista (2006). Atualmente é professor pesquisador da Unibratec e Faculdade Marista, coordenador do curso Superior de Tecnologia em Design Gráfico e do curso Técnico em Multimídia, Informática para Internet, Pós-graduação em Dispositivos Móveis, Pós-graduação em Design Editorial e Pós-graduação em Game Design da Unibratec. Atuou como coordenador e idealizador da pós-graduação latu sensu em Front-End Engineer & Designer - Desenvolvimento de Sistemas Avançados e da Faculdade Marista, participou da coordenação da pós-graduação latu sensu em Residência de Widgets Sansung/Cesar. Tem boa experiência de mercado chegando a trabalhar para empresas do grupo C.E.S.A.R e Yahoo! Brasil. Tem como especialidades e interesses nas áreas de padronização web (webstandards), Planejamento Visual, Usabilidade, Acessibilidade e Interação Humano-computador, Empreendedorismo social, Gestão de projetos, Liderança e comportamento organizacional.
Andrea Garbelotti
Possui especialização em Língua Inglesa pela Universidade Metodista/2006, Translation and Interpretation Program pela Miami Dade Community College/1995 e 1996 e em Design para a Sustentabilidade – EDE – Gaia Education – Brasil – Curso chancelado pela UNCTAD/2010. Extensão em Políticas Públicas e Gestão Ambiental pela Faculdade de Saúde Pública USP/2005 e Graduação em Direito pela Universidade de São Caetano do Sul- IMES/2004. Tem experiência nas áreas de Consultoria em Responsabilidade Social e Sustentabilidade, articulação no Terceiro Setor em legislação, programas e projetos socioambientais, fundrasing (captação de recursos), cross sector e indicadores sociais e certificações. Atua, desde 1997 na área de consultoria acadêmica, educação e coordenação em língua estrangeira (Inglês) para Ed. Infantil, Fundamental I e II e Ensino Médio e nas áreas de tradução e interpretação.
É Áudio-descritora formada pelo Curso de Tradução Visual “Imagens que Falam (SP, 2014) e pelo Audio Description Institute pelo Projeto de áudio-Descrição do American Council of the Blind (Washington, D.C. 2015).
Traduziu para: Joel Snyder (tradução do livro: THE VISUAL MADE VERBAL), CCAB - Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Baxter, Orsi Consultoria, Grupo Chemtura, Lorenpet, Dynabrade do Brasil, IGFORONI, Delphi, Voith Hydro, Citigroup, BDO/ KPMG, GM do Brasil, Azevedo Rios Camargo Seragini e Presta Advogados e Consultores, UBF Seguros, Swiss Re, Gaia Education, Transition Towns Brasil, Céu do Mapiá, The Findhorn Foundation Ecovillage Project, Faculdade de Saúde Pública, ITA, McCann, entre outros.
Interpretou para: Joel Snyder (encontro nacional em áudio-descrição em estudo/Cursos em São Paulo e Maceió), Quattor/Brasken (negociação internacional), Spraying System do Brasil, Voith Hydro; Dynabrade do Brasil, Escola Villare; Immaculée Ilibagiza (responsável pela organização da visita dela no Brasil); People´s Palace Projects (Forum Shakespeare – CCBB – interpretação e logística evento), Rotary Clubes; Bares e Restaurantes (Bar da Dona Onça, Rey Castro e eventos gastronomia), entre outros.
Áudio-descrição: Roteiros (2015) Filmes para o Festival no Cine SESC: Uma vida Comum; Olho Nu; Ninfomaníaca I; Ninfomaníaca II; Amantes Eternos; Ilegal; 12 Anos de Escravidão; BoyHood; Vidas ao Vento; O Homem das Multidões; Nebraska; Ida; Avanti Popolo; Instinto Materno; Relatos Selvagens e Riocorrente. (2015) Série – Chasing Life. (2016) Guest Faculty (Palestrante Convidado) na Nona edição do Audio Description Institute do The American Council of the Blind's Audio Description Project, realizado nos dias 27 a 29 de fevereiro, na cidade de Washington, D C, Estados Unidos da América.
Andreza Nóbrega
Coordenadora de projetos da VouVer Acessibilidade ; atriz e produtora cultural; tem experiência na área de acessibilidade comunicacional para pessoas com deficiência visual, atuando como audiodescritora-roteirista e narradora em produções culturais. Coordena e ministra cursos na área da inclusão. Possui graduação em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Pernambuco (2010), Mestrado em Educação (2012), atualmente é pós-graduanda do I Curso de Especialização em Audiodescrição pela Universidade Federal de Juiz de Fora/UFJF (2014).
Antonio Carlos Barqueiro
(acbarqueiro.ct@laramara.org.br)
Pessoa com deficiência visual total desde 1982. É Administrador de Empresas, formado em 1.988, especializado em Análise de Sistemas, e Pós graduado em Sistemas Avançados de Informática. Prestou serviços na área administrativo financeiro da Ciba Geigy Química S/A (atualmente, Novartis); e na área de informática da Sadia Concórdia S/A. Foi professor de informática do IBIS – Instituto Brasileiro de Incentivo Social e Conselheiro do CADEVI – Centro de Apoio ao Deficiente Visual. Atualmente é Consultor Técnico de Relações Institucionais da Laramara – Associação Brasileira de Assistência a Pessoa com Deficiência Visual ; onde entre outras ações, desenvolve o tema de Empregabilidade e Inclusão da pessoa com deficiência visual. Palestrante em fóruns, seminários, debates e congressos nos Temas sobre Inclusão, Diversidade, Audiodescrição, Ações de Responsabilidade Social e Marketing Social.
Bruno Hipólito
Possui graduação em Sistemas para Internet, mestrando em Educação para o Ensino na Área da Saúde. Atualmente é Coordenador de Tele-educação do Núcleo de Telessaúde do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP). Entre as principais atividades que desenvolve estão o Planejamento, a organização, o monitoramento e avaliação das atividades da equipe de Tele-educação, coordenação da implementação de soluções, gerenciamento de projetos, planejamento estratégico, implementação, avaliação, planejamento e desenvolvimento de projetos na modalidade de ensino a distância, aplicando metodologias e técnicas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem no contexto acadêmico e/ou corporativo, viabilizando o trabalho coletivo, criando e organizando mecanismos de participação em programas e projetos educacionais. Na Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), atua como Analista de Desenvolvimento de Sistemas com ênfase no planejamento, implementação, implantação, customização e treinamento de ambiente virtual de aprendizagem. Tem como especialidades e interesses as áreas de Educação a Distância, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Informática Educacional, Design Instrucional, desenvolvimento de interfaces web, Webdesign, Acessibilidade e Usabilidade.
Edimar Santos
Formado em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda pela Universidade Metodista de São Paulo, é ator, locutor, dublador e áudio-descritor.
Desde de 2011 narra filmes, desenhos e séries para as emissoras: Rede Globo, Record, Band, Rede TV, TV Justiça e TV Brasil. Filmes publicitários para as marcas Skol, Shell e Lacta.
Áudio-descrição ao vivo nas edições 2014 e 2015 do Festival CineSesc Melhores Filmes, além de inúmeros espetáculos teatrais.
Elizabet Dias de Sá
(elizabetds@gmail.com)
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais; especialização em Psicologia Educacional pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; especialização em Audiodescrição pela Universidade Federal de Juiz de Fora. É gerente de Coordenação do Centro de Atendimento Pedagógico às Pessoas com Deficiência Visual de Belo Horizonte (CAP-BH). Como colaboradora eventual da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão, do Ministério da Educação, desenvolveu as seguintes atividades: emissão de parecer relativo à acessibilidade de obras didáticas e paradidáticas; ministrante de cursos sobre atendimento educacional especializado na área da deficiência visual em 2009 e 2010 em missão internacional em Angola/Luanda; integrante da comissão de análise e parecer dos trabalhos inscritos para a Premiação de Experiências Educacionais Inclusivas; monitoramento das ações relativas ao programa do livro acessível em Salvador e Senhor do Bonfim. Tem atuado em programas de formação de professores, sobre temas relativos ao atendimento educacional especializado de alunos cegos e com baixa visão, dos quais destaca-se o curso de formação de professores na modalidade a distância da Universidade Federal do Ceará em parceria com o MEC/SECADI/DEE onde atuou como Coordenadora de Conteúdo (área da deficiência visual). Contribuiu para a elaboração da Nota Técnica Nº 21/2012 do Ministério da Educação, referente à descrição de imagens estáticas em livros didáticos. Atua como consultora em audiodescrição de produtos audiovisuais, espetáculos e eventos.
Francisco José de Lima
É Tradutor e Intérprete (Escola Americana Instituto Mackenzie-SP, 1983); Licenciado e Bacharel com formação em Psicologia (UNESP-Assis/SP, 1995); PHD em Psicofísica Sensorial (USP-RP/SP, 2001). Atualmente, é Professor Adjunto no Curso de Pedagogia e em Licenciaturas diversas na Universidade Federal de Pernambuco (CE/UFPE); Docente da disciplina “Áudio-descrição”, no curso de rádio TV e internet, nessa universidade; Orientador no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/CE/UFPE); ex-coordenador do Centro de Estudos Inclusivos (CEI/UFPE, 2003/2013); Editor da Revista Brasileira de Tradução Visual, ISSN 2176-9656 (www.rbtv.associadosdainclusao.com.br); Certificado em Áudio-descrição, por duas vezes, pelo Audio Description Project (ADP-USA, 2010/2011); ex-Membro Internacional do Tactile Research Group (TRG-USA); pesquisador nas áreas de Acessibilidade (principalmente na acessibilidade física e comunicacional) e das barreiras atitudinais contra as pessoas com deficiência, sobretudo nos ambientes físicos e sociais, no trabalho, na educação e no lazer. Idealizador do portal Associados da Inclusão (www.associadosdainclusao.com.br) e da página “Direito Para Todos” (www.direitoparatodos.associadosdainclusao.com.br) que trata do direito inclusivo e de questões relacionadas à pessoa com deficiência. É pesquisador no campo das representações mentais de estímulos táteis (investiga a capacidade de as pessoas cegas ou com baixa visão fazerem uso, compreenderem, apreciarem e produzirem configurações bidimensionais hápticas e auditivas diversas). Inventor, fez uma caneta para desenho em relevo que permite às pessoas com deficiência visual produzirem sozinhas seus próprios desenhos, sem terem de virar o papel para vê-los hapticamente. Organizador do livro “A efetividade da Convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência”, 2013. Professor Francisco Lima também é formador de áudio-descritores em curso de Tradução Visual com ênfase na Áudio-descrição, voltada ao teatro, ao cinema, à televisão, aos museus, às configurações bidimensionais estáticas (encontradas em livros, folders e outros), bem como destinadas à mostra de artes, em geral, aos eventos culturais, e educacionais diversos (conferências, congressos e demais situações educacionais similares). Dr. Francisco Lima tem, ainda, orientado trabalhos na graduação e pós-graduação, bem como coordenado pesquisas, dado palestras e consultoria na área da inclusão social, laboral e educacional das pessoas com deficiência; Tem artigos científicos publicados no Brasil, nos Estados Unidos, Alemanha, entre outros; tem dado palestras / tem apresentado suas pesquisas em importantes congressos no Brasil e em países como a Inglaterra, San Marino, Estados Unidos e Croácia; tem vários artigos e capítulos de livros publicados nas áreas da inclusão da pessoa com deficiência, da psicofísica e da tradução visual (da áudio-descrição); é inclusivista, defensor do Desenho Universal, inclusive voltado à educação e a todas as demais situações físicas, ambientais e sociais; é pai de pessoa com deficiência e ativista pelo direito das pessoas com deficiência em ter acesso a todos os bens e serviços que estão disponíveis para a sociedade em geral, com igualdade de oportunidade e condições, sem paternalismos ou condescendência para com a pessoa com deficiência.
Gustavo Tavares Dantas
Gustavo Tavares Dantas é especialista em Psicopedagogia institucional pela Faculdade de Teologia Integrada (FATIM); licenciado em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - Grupo UNIASSELVI; Cursou Normal médio na Escola Estadual Professor Joaquim Xavier de Brito. Foi Professor da Prefeitura da Cidade do Recife, atuando no ensino fundamental 1, lotado na Escola Padre José de Anchieta, de 2012 a Fevereiro de 2016; Atualmente faz parte do Núcleo de Tecnologia Assistiva da Secretaria Executiva de Tecnologia na Educação da Prefeitura do Recife; Foi Professor brailista do Estado de Pernambuco, atuando na formação no uso de tecnologias assistivas aplicadas à educação (leitores de telas, programas de transcrição para o sistema Braille e, OCRS e outros); Na condição de Professor convidado, na Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, atuou na disciplina "Educação especial", tratando sobre a seguinte temática: Práticas inclusivas no cotidiano escolar. Como convidado na Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE), atuou no Curso de Pós-graduação em Educação Especial, ministrando a disciplina "Tecnologia assistiva aplicada à educação". Na Faculdade de Teologia Integrada - FATIN, atuou no Curso de Pós-graduação em Educação Especial, ministrando a disciplina "Atendimento especializado em sala de recurso". Atualmente, vem colaborando, na condição de formador, nos cursos de Tiflologia, promovidos pela Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco.
Janaína Gomes
(jgomes.fw@gmail.com)
Possui graduação em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - Habilitação em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000), mestrado em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004) e doutorado em Programa de Pós-Graduação em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Comunicação Científica e Prospecção Tecnológica. Atua, desde 2012 nas áreas de fotografia, fotojornalismo, fotografia e acessibilidade, acessibilidade em mídias digitais, gestão da informação e educomunicação.
Joel Snyder
Doutor pelo Center for Accessibility and Ambient Intelligence na Universidade Autonoma de Barcelona, em Barcelona, na Espanha. É Presidente da Audio Description Associates, LLC [www.audiodescribe.com] e Diretor do Audio Description Project da American Council of the Blind [www.acb.orq/adp]. Membro da Actors' Equity Association, da American Federation of TV, da Radio Artists e da Screen Actors Guild. Trabalha há 20 anos como especialista em artes para a National Endowment for the Arts. Um dos primeiros “áudio – descritores” (c. 1981), Joel Snyder é talvez o mais conhecido internacionalmente, desenvolvendo trabalhos com eventos de teatro e mídia e oferecendo o primeiro serviço contínuo de audio-descrição do mundo. No início dos anos 70, gravou "livros falados" para a Library of Congress (em português: Biblioteca do Congresso) e realizava leituras privadas para indivíduos cegos – adicionalmente, suas habilidades como descritor fizeram com que centenas de produções teatrais, em apresentações ao vivo, se tornassem acessíves para plateias não videntes ou com deficiência visual. Na mídia, Dr. Snyder utilizou a mesma técnica para valorizar produções da série American Playhouse da emissora PBS, transmissões das redes ABC e FOX, filmes, vídeos educativos, o filme Blue Planet da IMAX e o espetáculo And A Star To Steer Her By no Planetário do National Air and Space Museum (em português: Museu Nacional Aero-Espacial) do Instituto Smithsonian.
Estando à frente do American Council of the Blind (ACB), Dr. Snyder foi o fundador e é o diretor do Projeto Audio Description Project (ADP) da ACB, concebido com o objetivo de incentivar e impulsionar a conscientização para todos os formatos da descrição em todo o território dos Estados Unidos. O ADP ofertou áudio-descrição para ambas as cerimônias de posse do Presidente Obama transmitidas em rede nacional pela ABC-TV e também para a biografia, Barack Obama da Arts & Entertainment Network. O Projeto também ofereceu a áudio-descrição para o lançamento do DVD celebrando os 30 anos do The Miracle Worker (em portugues, O Milagre de Anne Sullivan) apresentando Patty Duke como "Annie Sullivan." Sob a direção do Dr. Snyder, o ADP patrocina o prêmio anual Audio Description Awards, coordena conferências internacionais sobre áudio-descrição, conduz anualmente o Audio Description Institute, promove o concurso “Young Described Film Critic” para estudantes cegos (a iniciativa “Listening Is Learning”, promovida em parceria com o Described and Captioned Media Program) e mantém o site do ADP, recusro principal para o acesso à informação sobre áudio-descrição de todos os gêneros.
Como Diretor do Described Media para o Instituto National Captioning Institute, um programa fundado pelo próprio Dr. Snyder, liderou uma equipe que produziu áudio-descrição para filmes, transmitidos nacionalmente, e para seriados incluindo os programas e os DVS do “Vila Sésamo. Foi membro do "painel de especialistas" da American Foundation of the Blind encarregado de analisar as diretrizes para áudio-descrição de multimídia educacional. Tem participado como membro de diversos painéis de acesso à mídia na Federal Communications Commission (FCC), no Disability Access Committee da International Telecommunications Union (em português, União Internacional de Telecomunicações) e na Description Leadership Network do Video Description Research and Development Center.
Além de trabalhar mormente no treinamento em áudio-descrição para a mídia, Dr. Snyder, à frente da Audio Description Associates, LLC, desenvolve visitas guiadas com áudio-descrição para os principais museus e Centros Turísticos em todo o território dos Estados Unidos incluíndo a escrita/sonorização de visita guiada com áudio-descrição para o Enabling Garden at the Chicago Botanic Garden (em português, Jardim Botânico de Chicago), para o National Aquarium (em português, Aquário Nacional) em Baltimore, para o International Spy Museum (em português, Museu Internacional de Espionagem) em Washington, DC, para o Museu J. Paul Getty em Los Angeles, para a Galeria Albright/Knox em Buffalo, para o Museu Salvador Dali em St. Petersburg, Flórida e para inúmeras localidades do Serviço Nacional de Parques e Serviço Forestal dos Estados Unidos. Dr. Snyder capacitou, em técnicas de áudio-descrição, docentes nos museus: Smithsonian's National Museum of American History e Sackler/Freer Galleries, no International Spy Museum em Washington, DC, o Seattle Art Museum, o Metropolitan Museum of Art, o Cooper-Hewitt Museum of Design e o National Museum of the American Indian na cidade de Nova York. Também ministrou as técnicas de AD para agentes do Serviço Secreto/guias turísticos da Casa Branca. É também o produtor e autor da primeira visita guiada com áudio-descrição da Casa Branca. Dr. Snyder trabalhou em estreita colaboração com o Disability Rights Committee (em português, Comitê sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência) da campanha presidencial de Obama em 2008, servindo como um orador substituto sobre as questões da deficiência para a campanha e coordenou uma áudio-descrição para os Desfiles das Posses presidenciais em 2009 e 2013.
Internacionalmente, o Dr. Snyder introduziu técnicas de descrição em 45 países. Mais recentemente, na Croácia, Eslovénia, Israel, África do Sul, Islândia, Índia, Taiwan, Tailândia, Irlanda, Polônia, Hong Kong e Malásia; ele conduziu "master classes" sobre áudio-descrição em Londres, Praga e São Petersburgo, Rússia. Desenvolveu uma equipe de áudio- descritores para o Segundo Festival Internacional de Filmes sobre Deficência de Moscou como o resultado de seminários intensivos realizados na Rússia. Liderou visitas guiadas com áudio-descrição em Genebra e áudio-descreveu para a Assembléia Geral da World Blind Union (em português, União Mundial de Cegos), na Suíça, após a apresentação de um trabalho sobre áudio-descrição na Conferência Internacional da Federação de Tradução em Xangai, na China. Dr. Snyder treinou áudio-descritores no Brasil e apresentou trabalhos sobre descrição na Itália, na Conferência Internacional sobre a Arte e Sociedade e na Espanha no Seminário de Pesquisa Avançada em Áudio Descrição.
Lara pozzobon
(lara@lavoroproducoes.com.br)
Doutora em Literatura Comparada, Mestre em Literatura Brasileira (UERJ) e produtora de cinema, teatro e festivais de cinema. Produziu os premiados curtas-metragens de ficção Cão Guia (1999), Numa Noite Qualquer (2001), Nada a Declarar (2003) e Mora na Filosofia (2004) e os longas-metragens Incuráveis (2006) e Mulheres no Poder (2015), todos da Lavoro Produções, escritos e dirigidos por Gustavo Acioli. Dirige o Festival Assim Vivemos, Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência, desde sua primeira edição, em 2003, no qual o recurso da audiodescrição foi apresentado aos brasileiros pela primeira vez em evento cultural, em filmes brasileiros e estrangeiros (nestes, com voice-over dos diálogos). O festival chega a sua sétima edição em 2015, tendo sido realizado no Rio de Janeiro, Brasília, São Paulo, Porto Alegre, Pelotas, Santa Cruz do Sul e Belo Horizonte, patrocinado desde a primeira edição pelo Banco do Brasil. No Festival Assim Vivemos, convidou em 2007 a primeira pessoa cega no Brasil (no mundo também parece ter sido) a ser membro do júri de um festival de cinema, Marco Antonio de Queiroz, que ganhou homenagem póstuma do festival em 2013. Produziu o Programa Assim Vivemos, exibido na TV Brasil entre 2009 e 2010, com as três acessibilidades, audiodescrição (com voice-over e transmissão aberta), LIBRAS e legendas Closed Caption. O programa, composto de 26 episódios com 26 minutos, era seguido por um Chat ao vivo, coordenado por Marco Antonio de Queiroz e sempre com um convidado diferente a cada semana. Produziu as mostras de cinema Oriente Desconhecido, Nouvelle Vague Ontem e Hoje, Analógico-digital e Clandestina Liberdade (realizadas no CCBB SP, DF e RJ, 2007-2008) e as duas edições da extensa Mostra-curso A História da Filosofia em 40 Filmes, na Caixa Cultural RJ – Teatro Nelson Rodrigues (2009-2012), com livro resultante da primeira edição publicado. Produziu as peças de teatro Cassino Coração (CCBB, 2006), Quartos de Tennessee (Centro Cultural dos Correios, 2008-2009) e Leonel Pé de Vento (Oi Futuro, 2011). Coordenou os serviços de Audiodescrição em Português e Inglês na Conferência das Nações Unidas Rio + 20 e no Desfile das Escolas de Samba do Carnaval do Rio de Janeiro em 2011 e 2016. Atualmente, produz os projetos de Acessibilidade no Teatro Carlos Gomes e Imperator, no Rio de Janeiro, dirige a sétima edição do Festival Assim Vivemos e prepara o lançamento do novo filme, Mulheres no Poder (estreia em maio de 2016, com as três acessibilidades veiculadas pelo MovieReading) e o inicia o novo projeto de teatro, Paradinha Cerebral (estreia em julho de 2016).
Luiz Alfredo Dittgen Miritz
(luiz@sommaiorpro.com.br)
Possui formação de Técnico em Eletrônica pelo Instituto Federal Riograndense IFSul (1986). Atuou como Músico e professor de música. Atualmente é proprietário da empresa Som Maior Pro, onde presta assistência técnica a equipamentos profissionais de sonorização e iluminação além de se dedicar a atender necessidades especiais de seus clientes. Uma destas necessidades foi a transmissão de áudio-descrição, onde adaptou alguns equipamentos para este fim.
Luiz Eduardo Porto Mariz de Oliveira
Trabalha no setor privado desde 1986, desenvolvendo aplicativos, principalmente no campo da acessibilidade e do Desenho Universal.
Dentre seus principais projetos desenvolvidos estão:
1988 - Sistema de controle para estacionamentos.
1989 - Desenvolvimento de leitor de telas para sistema DOS.
1996 - aplicativo Betha Braille para impressão em Braille.
1998- desenvolvimento do leitor de cheques para Windows(.DLL).
1999 - upgrade do Betha Braille para Braille Creator.
2000/2009 - Trabalhou na equipe de desenvolvimento do Virtual Vision (v4.0 até a v6.0).
2010/2011 - Trabalhou com acessibilidade de sites
2013 - Desenvolveu o CittaMobili - Acessibilidade para celulares (iOS e Android).
2015 - Novo upgrade do Braille Creator, agora com mais recursos e com muito mais facilidade!
Além desses projetos Luiz Eduardo Mariz tem trabalhado no desenvolvimento de jogos, baseados em UAG (Universally Accessible Games), como o Defender e o Dominó Virtual
Também tem ministrado cursos e palestras sobre acessibilidade e programação. De 2012 e 2013 investiu em desenvolvimento de aplicativos para celular. Programa principalmente em Pascal, Turbo Pascal, Delphi e Lazarus, e ainda Basic, Clipper, C, Centura Builder, VB e outras. Para internet, programa em ASP, PHP, Javascript e HTML.
Milton Pereira de Carvalho Filho
(miltoncarvalho81@gmail.com)
É graduado em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Católica de Pernambuco, onde atua como analista de mídias sociais, consultor em tecnologias assistivas e acessibilidade comunicacional. É professor Braillista contratado da Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco. É consultor em áudio-descrição, com experiências em espetáculos circense, teatrais, de dança, ópera, além de filmes, exposições, entre outros produtos áudio visuais.
Patrícia Pordeus
(pat.pordeus@gmail.com)
É graduada em Fisioterapia (UFPE - 2014); Especialista em Acupuntura (CITE-2012); especialista em Língua Brasileira de Sinais, Libras (FIJ, 2012); possui proficiência em Libras (Prolibras-MEC, 2007). Tem cursos em: Tiflologia (APEC, 2013); Orientação e Mobilidade (IBC, 2011), Técnicas de Leitura e Escrita no Braille (IBC, 2012), de Estimulação Precoce (IBC, 2013), Alfabetização no Sistema Braille (IBC, 2014) e em Comunicação Facilitada e Transtornos do Espectro Autista (Syracuse University, 2012).
Atualmente é Professora de Libras e Educação Especial na Faculdade Joaquim Nabuco-PE e, cursa a faculdade de Pedagogia (Universidade Estácio de Sá) e o I "Curso de Especialização em Audiodescrição" (UFJF).
É Áudio-descritora formada pelo Curso de Tradução Visual “Imagens que Falam (UFPE, 2010) e já áudio-descreveu filmes e palestras, bem como ministrou oficinas e atuou como monitora no curso de áudio-descrição “Imagens que falam”, 2012/2013.
Rita de Cássia Tenório Mendonça
(ritarita2000@gmail.com)
Graduada em Direito pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL, 1996), é pós-graduada Lato Sensu em Educação em Direitos Humanos e Diversidade pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL, 2012), com o trabalho de conclusão de curso “Acessibilidade: uma questão de Educação”; pós-graduada Lato Sensu em Gestão de Políticas Públicas de Gênero e Raça pela Universidade de Brasília (UnB, 2014), com o trabalho de conclusão de curso “A invisibilidade da mulher nas políticas públicas para as pessoas com deficiência”; e pós-graduada Lato Sensu em Participação Democrática, República e Movimentos Sociais da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, 2014), com o trabalho de conclusão “A presença da mulher com deficiência na 54ª Legislatura da Câmara dos Deputados do Brasil”. Participou de formação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 2014) para o Enfrentamento e Prevenção dos Problemas Relacionados ao Uso de Drogas, com o trabalho de conclusão “Acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva na Rede de Atenção Psicossocial – pelo direito humano à comunicação e à informação”. Participou de formação pela Secretaria de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social (Ministério da Ciência e da Tecnologia da Informação, 2013) na tecnologia social do Emprego Apoiado. Desde 1998 atua nas áreas de inclusão social, acessibilidade, Direito e Processo do Trabalho e Direitos Humanos, com ênfase no combate à discriminação nas oportunidades de trabalho e na proteção de grupos em desvantagem social, com experiência, principalmente nos seguintes temas: dignidade humana, valor social do trabalho, mercado de trabalho, mediação de conflitos, deficiência e inclusão social, assédio moral, lixo e cidadania, meio ambiente do trabalho, questões de gênero e raça, igualdade de oportunidades, movimentos sociais, participação democrática, combate ao trabalho infantil, proteção do trabalhador adolescente, gênero, raça, LGBT, idosos, etnia indígena e cigana, quilombolas, egressos do sistema prisional, jovens no primeiro emprego, refugiados, imigrantes, pessoas envolvidas com álcool e drogas, pessoas vivendo em situação de rua, pessoas com transtornos psicossociais, pessoas vivendo com HIV/Aids, obesos, pessoas com defeitos estéticos, entre outros. Foi Assessora Jurídica do Ministério Público do Trabalho em Alagoas (MPT/AL, 1996 a 2011), com ações relacionadas à chefia do órgão nas atividades de fiscalização, investigação, conciliação, negociação e ajuizamento de ações perante a Justiça do Trabalho. Foi pesquisadora da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU, 2007/2009) desenvolvendo estudos e pesquisa de campo sobre o tema inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho e efetividade das ações governamentais de combate à discriminação,promovidas pelo Ministério Público do Trabalho em Alagoas. Integrou o Núcleo de Combate às Desigualdades nas Oportunidades de Trabalho em Alagoas (NCDOT/AL, 1998 a 2008), Integrou o Fórum Estadual pela Erradicação do Trabalho Infantil em Alagoas (FETIPAT/AL, 2000 a 2009), Integrou o Fórum Estadual Lixo e Cidadania em Alagoas (FLC, 2000 a 2003), o Fórum Alagoas Inclusiva (Fórum ALIn, 2008 a 2013) e o Instituto para Fomento de Políticas Públicas (IFPP, 2008 a 2010). Já realizou consultoria em direitos humanos e diversidade, inclusão social e direitos da pessoa com deficiência para a Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas (Adefal, 2007 e 2008), para a Federação de Entidades de Deficientes Físicos de Alagoas (Fedefal, 2007 e 2008), para a presidência do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Maceió (CMDPD, 2007 e 2008). Já prestou consultoria para a Federação da Indústria em Alagoas (FIEA), tanto para o Senai (2008 e 2009), quanto para o Sesi (2010) proferindo palestras, produzindo manuais e conteúdos de sites (acessíveis) nas temáticas inclusão social, igualdade de oportunidades, direitos sociais e respeito à diversidade. Já capacitou os servidores da Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social em Alagoas (Seades, 2008) para o tema inclusão da pessoa com deficiência, mobilidade urbana, acesso aos benefícios da seguridade social, educação inclusiva e combate à discriminação nas oportunidades de trabalho. É ativista em direitos humanos, tendo proferido palestras em diversos estados, principalmente Alagoas (seu estado natal e de residência) e também Pernambuco, Paraíba, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Distrito Federal, em universidades públicas e privadas, em entidades e organizações da sociedade civil, em secretarias de estado, órgãos do Ministério Público, Judiciário Trabalhista, Conselhos de Direitos e em Conferências Municipais e Estaduais na área da pessoa com deficiência, direitos humanos, gênero e igualdade racial. É articulista, tem artigos publicados em diversos canais reconhecidos no meio jurídico, nas Ciências Políticas e na área da Assistência Social (inclusive na Revista Eletrônica da Presidência da República). Suas proposições já foram recomendação pela Biblioteca do Senado e pelo temário do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT/PR). Artigo de sua autoria, que defende a possibilidade de pessoas com deficiência ocuparem postos de trabalho considerados perigosos, como a vigilância patrimonial armada, já foi utilizado como argumentação de defesa em contestação apresentada pela Advocacia Geral da União (AGU) em ação judicial que tramitou perante o Supremo Tribunal Federal (STF). Com pesquisas na área das pessoas com deficiência, foi nomeada para integrar o Grupo de Estudos para aprimoramento do texto da Lei Brasileira da Inclusão (Brasília, 2012), pela Ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (atividade que reuniu representantes do Legislativo, Executivo e Judiciário, além de renomados especialistas na área dos direitos das pessoas com deficiência de todo Brasil). Foi secretária executiva da Frente Parlamentar do Congresso Nacional em Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (FrentePcD, de fevereiro/2011 a fevereiro/2015), e assessora da 1ª Procuradora Adjunta da Procuradoria Especial da Mulher na Câmara dos Deputados, no mesmo período. Foi Secretária Parlamentar da Câmara dos Deputados de 2011 à 2015 (Gabinete da Deputada Federal Rosinha da Adefal), desenvolvendo atividades relativas principalmente à inclusão social de pessoas com deficiência, à promoção da igualdade de gênero, monitoramento de políticas públicos, controle social, articulação com o terceiro setor e democracia participativa. Foi instrutora do Serviço Nacional da Aprendizagem Industrial em Alagoas (Senai/AL, 2014), ministrando a disciplina Educação para o Trabalho – Eixo Direitos Humanos e Diversidade Cultural – nas turmas de aprendizagem industrial. Em janeiro/2015 capacitou os colaboradores da entidade para transversalizar temas em direitos humanos e diversidade nas disciplinas dos cursos de aprendizagem mantidos pelo Senai/AL. Foi Secretária Geral da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Alagoas (OAB/AL). Foi Vice-Presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Alagoas (OAB/AL). Foi Membro Consultora da Comissão Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB). Foi Secretária de Estado Adjunta da Mulher e dos Direitos Humanos em Alagoas. É membro titular do Conselho Estadual de Assistência Social em Alagoas (CEAS/AL). É Diretora Jurídica e de Diversidade da Associação Brasileira de Recursos Humanos – Seccional Alagoas (ABRH/AL). É consultora jurídica da Organização Nacional de Entidades de Deficientes Físicos (ONEDEF).É Secretária Executiva e de Gestão Interna da Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos em Alagoas.
Palestras Recentes
Outubro/2015 – 1º Congreso Alagoano de Direito Civil e do Consumidor, proferindo a palestra “Acessibilidade nas Relações de Consumo – avanços, desafios e perspectivas” – Maceió/AL.
Outubro/2015 – Conferência Regional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Região da Zona da Mata, proferindo a palestra magna “Os desafios na implementação da política da pessoa com deficiência: a transversalidade como radicalidade dos Direitos Humanos” – União dos Palmares/AL
Novembro/2015 – Conferência Regional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Região Agreste, proferindo a palestra magna “Os desafios na implementação da política da pessoa com deficiência: a transversalidade como radicalidade dos Direitos Humanos” – Maribondo/AL
Novembro/2015 – Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, proferindo a palestra magna “Os desafios na implementação da política da pessoa com deficiência: a transversalidade como radicalidade dos Direitos Humanos” – Arapiraca/AL
Dezembro/2015 – Conferência Nacional de Assistência Social, como delegada eleita. Brasília/DF.
Eventos internacionais
2012 – Seminário Internacional sobre a efetivação da Convenção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, realizado pela Rede Latino Americana de Entidades de Pessoas com Deficiência e suas Famílias (Riadis), em Quito – Equador, sendo a relatora das atas e demais documentos extraídos do seminário e da assembleia geral das entidades representantes dos países do Cone Sul (evento paralelo).
2011 – Integrou a comitiva brasileira nas Paraolimpíadas de Guadalajara – México, focando suas pesquisas de campo na presença da mulher com deficiência no paradesporto.
Publicações
“Guia Alagoas Inclusiva – manual SENAI/AL de orientação para empregadores e profissionais de recursos humanos” (elaboração)
“A efetividade da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência” (coordenação do livro e autora de dois capítulos). Publicado pela EDUFEPE – UFPE.
“O Guia – um manual para profissionais de comunicação” (elaboração) – Publicado pela Câmara dos Deputados.
“Quer um Conselho? Exerça seus Direitos” – cartilha de orientação para criação de conselhos municipais de direitos das pessoas com deficiência (elaboração) – Publicado pela Câmara dos Deputados.
Roberto Wanderley Nogueira
Possui Mestrado em Direito pela Faculdade de Direito do Recife (UFPE, 1996) e Doutorado em Direito Público pela mesma IES (2004) com pesquisas integradas sobre Razoabilidade e Atividade/Perfil dos operadores judiciais (Leis para Juízes), junto à Universidade de Helsinki-Finlândia (orientação do Prof. Raimo Siltala, 1997). Atualmente é Professor-adjunto da Faculdade de Direito do Recife (UFPE) e da Universidade Católica de Pernambuco (CCJ e Programa de Mestrado em Direito). Concluiu estágio de Pós-doutorado em Direito na Universidade Federal de Santa Catarina, na área de ENSINO JURÍDICO, METODOLOGIA APLICADA, FORMAÇÃO PROFISSIONAL, TEORIA DO PROCESSO, sob a orientação do Prof. Dr. Ricardo Stersi. Tem experiência na área de Antropologia Jurídica com ênfase em Antropologia da atividade judicial, atuando principalmente nos seguintes temas: justica, acesso e efetividade dos direitos, sociedade, desigualdades sociais, Poder Judiciário, crise de magistrados e corporativismo; Direito Público Geral e Processual Civil e Penal, Direito Inclusivo, Constitucional e Cidadania; ensino jurídico e formação profissional em Direito. Reúne diversas publicações como artigos científicos especializados e livros, dentre os quais se destacam: Justiça acidental, nos bastidores do Poder Judiciário (Porto Alegre, FABRIS, 2003) ; O problema da razoabilidade e a questão judicial (idem, 2006) e Relatório final de atividades de pesquisa e achados teórico-práticos sobre ensino jurídico no Brasil (Cilada dialética: a pedagogia do mito profissional em Direito, como resultado do estágio atual do ensino jurídico do Brasil. UFSC, 2009). Atua também como pesquisador social em área correlata a esses estudos, inclusive empreendendo orientação à iniciação científica (PIBIC), fomentando, outrossim, uma pedagogia engajada e libertária que proporcione o advento de novas gerações de juristas dotados de especial sensibilidade para a interdisciplinaridade, a correção ética de seus agires e o permanente compromisso com a transformação social para potencializar a cultura jurídica tradicional. É Assessor Especial (honorífico) da Rede Latino-Americana de Organizações Não Governamentais de Pessoas com Deficiência e suas Famílias (RIADIS); Membro Colaborador da Associação da Imprensa de Pernambuco (AIP) e Membro da Comissão de Pesquisas e Estudos Judiciários da Associação dos Juízes Federais do Brasil - AJUFE. Membro do Colegiado da Graduação do Departamento de Direito Público Geral e Processual da UFPE 2013/2015. ---P E N S A M E N T O---: O que salva o Direito é a sua exata compreensão que cede a uma interpretação coerente com as suas fontes, não com o que se intente que elas digam. Eis a humildade que eleva e enobrece o Jurista de formação genuína.
Rosângela Aparecida Ferreira Lima
(raflim@ig.com.br )
É licenciada em Letras (Língua Portuguesa e Francesa) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1992). É mestre em Letras (ensino de Língua Portuguesa) e doutora em Linguística (área de Sociolinguística) pela UNESP (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho). Desde 1997 é professora na Universidade Federal (UFMS e UFPE), onde tem lecionado, entre outras disciplinas, a de Linguística, de Produção de Texto e de Língua Portuguesa. Atualmente, é professora adjunto da Universidade Federal de Pernambuco, tendo sido coordenadora do curso de Letras da UFPE, no período de 2006 a 2010 e do curso de Letras-Libras (2008 a 2012). No presente, é vice-coordenadora do curso de Letras-Espanhol a distância. É pesquisadora nos temas voltados à produção de texto, ao ensino de português. Também se dedica ao estudo e à pesquisa sobre a inclusão, sobre o preconceito contra as pessoas com deficiência e a respeito da áudio-descrição. Tem artigos e capítulos de livros publicados nesses temas, além de ser áudio-descritora em eventos científicos e culturais.
Rosângela Ribeiro Mucci Barqueiro
o (robarqueiro.ct@laramara.org.br)
Psicóloga formada em 1983; especializada em Psicologia Hospitalar; Pós-Graduada em Administração de Recursos Humanos; e Gestão Social. Audiodescritora (desde 2008). Foi Psicóloga do CPSP – Clube dos Paraplégicos de São Paulo e Psicóloga e Conselheira do CADEVI – Centro de Apoio ao Deficiente Visual. Psicoterapeuta, Consultora Educacional, Organizacional e Orientadora Profissional. Consultora na área de Projetos Sociais no 3o Setor e Gestão com Pessoas. Nos últimos anos: Consultora nos processos de Inclusão da pessoa com deficiência na sociedade. Colaboradora de vários capítulos em livros técnicos sobre as possibilidades das pessoas com deficiência com o uso dos recursos apropriados e tecnologias assistivas. Entre eles: Fundamentos de Psicologia, Psicologia do Excepcional – Deficiência Física, Mental e Sensorial, Deficiência Visual(2008); Baixa visão e Cegueira, Os caminhos para a Reabilitação, a educação e a Inclusão – Inclusão da Pessoa com Deficiência visual no mercado de trabalho(2009); Audiodescrição – Transformando Imagens em Palavras – Parte III – Olhos que falam, Emprestar o olhar (2010); Baixa Visão na Infância – Guia Prático de Atenção Oftalmológica, Audiodescrição – Recurso de acessibilidade para a pessoa com deficiência visual (2011). Palestrante em fóruns, seminários, congressos, encontros e eventos nos Temas: “Pessoa com deficiência e o Mercado de Trabalho” - Subtema: “o que você faz de olhos fechados.!?” Audiodescrição – O que é, qual sua aplicação e quem é beneficiado. Relações Institucionais da Laramara – Associação Brasileira de Assistência ao Deficiente Visual.
Sérgio Faria
(sergio.faria@diversitas.etc.br)
Sérgio Faria é formado em Administração de Empresas pela Escola Superior de Administração de Negócios (Unirei). Tem especialização em gestão de projetos (Fundação VANZOLINI – USP). Tem pós-Graduação (Latu Sensu) em Análise de Sistemas pela Fundação Bradesco. Tem formação em Comércio Exterior pela Escola de Administração de São Paulo (Fundação Getúlio Vargas - Programa de Educação Continuada). Em sua ampla carteira profissional, Sérgio Faria tem, ainda, como experiência:
- análise de medições e métricas de projetos da Accenture;
- Líder de projetos em Alta Plataforma em clientes como: Telefonica, Santander e Sadia;
- Experiência em desenho, desenvolvimento, implementação de sistemas;
- Administração custos, prazos e qualidade de projetos;
- Experiência no desenho de processos e soluções integrados com SAP;
- Experiência em análise e programação em plataforma (IBM).
Simone Maria Bastos Lyra
Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL, 2005), e pós-graduada MBA em Contablidade e Direito Tributário, pelo IPOG Instituto de Pós Graduação (2014), em curso, . Desde 1995 atua nas áreas de contabilidade tributária e geral, empresária na área contábil desde 2010. Foi Consultora no SEBRAE –Alagoas, no atendimento a Micro e Pequenas Empresas, Professora de ensino superior nas matérias de Contabilidade Geral, Laboratório Contábil e Analise Financeira de Balanço na AIENSE (ASSOCIAÇÃO INTEGRADA ENSINO SUPERIOR DO NORDESTE 2006-2008), participante do VII ENECON em 23 de março de 2007, Integrou a Comissão Organizadora e executiva do Treinamento em Gestão Pública,ministrado pelo Instituto Cidadão: Instituto Brasileiro de Municipalismo, Cidadania e Gestão na prefeitura de Delmiro Gouveia em 2007, Palestrante no Encontro de Estudantes de Contabilidade da Faculdade de Tecnologia de Alagoas, com o Tema: “Tributação da Micro e Pequenas Empresas – Simples Nacional.
Publicações
Trabalho Publicado VII Enecon 2007 “Considerações acerca da Contabilidade Ambiental: uma perspectiva sobre a Isso 14001 no Setor Sucroalcooleiro do Estado de Alagoas” autoria de Tatiana Frey Biehl: Luiciano Celso Brandão Guerreiro Barbosa; Ana Paula Tavares Gomes dos Santos; Simone Maria Bastos Lyra, també publicado na Revista Brasileira de Contabilidade Ano XXXIX nº183 – maio/junho 2010.
Agora que você já conhece nossos palestrantes, venha "inscrever-se" no II Enades!!