Informações úteis - Enades 2016
II Encontro Nacional de Áudio-descrição em Estudo
Visite sempre este link para obter informações úteis sobre o Enades 2016.
Novidades sobre o evento, atualizações, dicas de onde visitar, passear, comer, e muito mais, você encontrará aqui.
Para outras informações, escreva para: contato.enades@gmail.com ou visite
- Programação Enades 2016
- Palestrantes e oficineiros
- Parceiros e Apoiadores
- Oficinas
- Projeto ENADES 2016
Atenção! Van para o ENADES 2016
Atenção residentes de Recife e arredores que forem participar do ENADES 2016! A Van que os levará para o Segundo Encontro Nacional de Áudio-descrição em Estudo, sai amanhã (02/05) às 10 horas da manhã, da praça do Derby diretamente para o Hotel Ponta Verde em Maceió, local do evento. Boa viagem a todos!
Inscrições
Data: 02 a 07 de maio de 2016
Local: Maceió – AL
Inscrições
Para o evento (pagamento via PagSeguro):
De fevereiro a 03 de abril – 110,00
De 04 de abril a 02 de maio - 130,00
Para as oficinas (pagamento via Depósito Bancário):
De fevereiro a 03 de abril – 60,00
De 04 de abril a 02 de maio- 80,00
Preços com Descontos para mais de uma oficina (pagamento via Depósito Bancário):
De fevereiro a 03 de abril – 2 ofc – 52,00 cada / 3 ofc – 50,00 cada / 4 ou 5 ofc – 45,00 cada
De 04 de abril a 02 de maio- 2 ofc – 72,00 cada / 3 ofc – 70,00 cada / 4 ou 5 ofc – 65,00 cada
Especial!
Curso de Formação de Áudio-descritores e Consultores em Áudio-descrição com Joel Snyder (20h):
Investimento:
Até o dia 15 de abril: R$ 300,00
Do dia 16 até o dia 03 de maio: R$ 350,00
- Para participação nas oficinas e no curso é exigida inscrição no Evento --
Novidades!
A locução em áudio-descrição: Orientações básicas
RESUMO: A oficina “A locução em áudio-descrição: orientações básicas” tem como objetivo esclarecer as principais diferenças entre a locução para áudio-descrição e outros gêneros (dublagem, locução publicitária e voice-over).
Na oficina, o participante aprenderá por meio de exercícios práticos e teóricos, as diferenças entre narração e locução, as possibilidades e características de cada uma delas (gravada e ao vivo), bem como descobrirá a importância do tom de voz e ritmo de leitura/locução no trabalho do áudio-descritor.
Fazer a locução de uma áudio-descrição não é o mesmo que fazer uma dublagem ou ler um livro em voz alta, requer treino específico e muita atenção do locutor para diretrizes importantes da áudio-descrição:
• Não antecipe informação ao usuário (sua voz não pode entregar um clima que ainda não está disponível na imagem ou diálogo da obra);
• Não dê sua opinião, deixe que o usuário conclua por si mesmo (ao falarmos, nossa entonação, nossa prosódia, modo de dizer as coisas, revelam nossos sentimentos, anunciam nossas intenções e denotam nossas opiniões. O locutor da áudio-descrição deve produzir com a voz o que o texto da obra determina, o sentimento que a obra passa etc., não a do locutor da a-d).
Parafraseando uma das mais importantes diretrizes da áudio-descrição, "elocucione o que você lê". Sua entonação pode desenhar na mente a imagem áudio-descrita, mas, também, pode deturpar uma tradução, dizendo coisa muito diferente do pretendido.
Leiam as falas abaixo e construam pelo menos dois significados diferentes com sua voz, para cada uma delas:
Consegue?
Pega ladrão esperto.
Maria estuda todos os capítulos para a avaliação.
Perdão impossível enviar para Sibéria.
Mãe só tem uma!
Vou ali comer gente.
O passageiro entrega o vale-transporte ao cobrador com um sorriso nos lábios.
E, o que dizer falas abaixo? O que significam?
O Chefe dos ladrões entra: chapéu de couro e máscara preta.
O Chefe dos ladrões entra com Chapéu de Couro e Máscara Preta.
A locução de uma áudio-descrição pode se dar ao vivo, por exemplo em voice-over ou pode acontecer em um estúdio, onde se gravará o roteiro de áudio-descrição.
Na presente oficina estudaremos como usar a voz para ajudar o texto descritivo a provocar imagens na mente dos usuários da tradução visual.
Bom conhecimento da língua é necessário, voz bonita não! Afinal, voz bonita não garante boa locução.
Estendido o Prazo para Inscrição com Desconto!
Até o dia 16 de abril, serão mantidos os valores de R$ 110,00 para a inscrição no Enades 2016 e R$ 60,00 para as oficinas (valor unitário). Também serão mantidos os descontos, conforme estão, para os que fizerem duas ou mais inscrições nas oficinas.
Enades de Chocolate: Sua Páscoa de Conhecimento
Felicitando a todos pelo domingo de páscoa que se avizinha, o II Encontro Nacional de Áudio-descrição em estudo vem dar um presente para você que nos acompanha:
Apenas neste domingo de páscoa, quem se inscrever no Enades 2016 poderá solicitar uma oficina gratuitamente.
O Inscrito nesse dia deverá indicar até 3 oficinas, de modo que uma delas lhe possa ser franquiada. (Promoção sujeita à quantidade de vagas disponíveis).
Feliz Páscoa,
#Enades-2016: Consciência Inclusiva.
Não perca!
De hoje, 3:21h até às 21:03h de segunda-feira, 21/03, você poderá ganhar uma oficina ao se inscrever no II Encontro Nacional de Áudio-descrição em Estudo (#Enades-2016, www.enades.com.br).
Para isso deverá dizer o significado simbólico dessas horas e datas.
Atenção!!!
Ao se inscrever, envie e-mail para contato.enades@gmail.com, indicando até 3 oficinas que deseja fazer gratuitamente.
Observação!!!
Apenas terá direito à gratuidade em uma das oficinas escolhidas, aquele que se inscrever para o #Enades-2016 durante a vigência desta promoção e responder certo o significado correto dos números nesta promoção.
Esta oferta expira em segunda-feira, às 21:03h de 21/03/2016 e está sujeita à vagas, em pelo menos uma das oficinas escolhidas.
Declaração de responsabilidade
A Organização do I Enades não fica obrigada a elucidar dúvidas a respeito do significado desta promoção, do conteúdo/simbolismo do texto que ela exprime ou qualquer outra dificuldade que se impõe à resposta correta à promoção.
A interpretação é de inteira responsabilidade do inscrito.
Especial! #Enades2016 - Fecha curso de áudio-descrição com a Audio Description Associates
Continuando a ampliar a programação do Enades 2016, a ocorrer de 02 a 07 de maio, a organização do II Encontro Nacional de Áudio-descrição em Estudo, vem com orgulho informar que concomitantemente às também ofertadas oficinas de formação nos temas da áudio-descrição, direito inclusivo, da tecnologia da informação e comunicação, teremos o internacionalmente reconhecido curso de áudio-descrição ministrado pelo renomado Ph.D. Joel Snyder.
A parceria entre o Enades 2016, a AG – Tradução e Áudio-descrição e a Audio Description Associates LLC (USA), traz para o II Encontro Nacional de Áudio-descrição em Estudo o CURSO DE FORMAÇÃO DE ÁUDIO-DESCRITORES E CONSULTORES EM ÁUDIO-DESCRIÇÃO, ministrado pelo Ph.D. Joel Snyder.
Durante 4 dias, Dr. Snyder formará áudio-descritores e consultores em áudio-descrição, em um curso especialmente planejado para os participantes do Enades 2016.
O curso da Audio Description Associates ocorrerá entre os dias 03 e 06 de maio, das 14 às 18, permitindo com que os estudantes participem das atividades no período da manhã (palestras e mesas redondas) e das atividades da noite (comunicações orais, apresentação de pôsteres e exibição de vídeos com áudio-descrição).
As aulas, com conteúdo teórico e exercícios práticos, sobretudo com exercícios práticos, contarão com tradução do inglês para o português.
Saiba mais nas Oficinas do Enades 2016.
Cultura com áudio-descrição: Dança Tribal-Dança do Ventre e muito mais no II Encontro Nacional de Áudio-descrição em Estudo #ENADES2016
É Março e estamos há dois meses do II Encontro Nacional de Áudio-Descrição em Estudo (Enades 2016, www.enades.com.br), evento em que áudio-descritores, consultores em áudio-descrição, formadores de áudio-descritores e estudantes de áudio-descrição, usuários e interessados nesse recurso de tecnologia assistiva se encontram para juntos estudarem, trocarem experiências e fazerem uma rede de profissionais e clientes da tradução visual empoderativa.
Venha unir-se a nós, você também no Enades 2016, www.enades.com.br
Ampliando nossa programação, temos a honra de apresentar este mimo da abertura do Enades 2016, uma belíssima performance de dança , com a bailarina e professora mestre, Ana Clara que, no dia quatro de Maio também nos brindará com uma oficina de áudio-descrição para a Dança.
Inscreva-se já! www.associadosdainclusao.com.br/enades2016/inscreva-se-no-enades
Apresentação Cultural - Dança com áudio-descrição.
Dia 02 de maio, 19:40h até 20:00h.
Criado em 2015, o Projeto de Extensão em Dança Tribal ETA/UFAL vinculado ao Instituto de Ciências Humanas e Artes ICHCA, é pioneiro em Alagoas por desenvolver ações de dança tribal com alunos do Curso de Dança e Artes Dramáticas da ETA/UFAL, alunos da Licenciatura em Dança UFAL e alunos da comunidade alagoana. O processo coreográfico possui dois momentos cênicos.
O primeiro, “Tribal Fusion” busca revelar a pesquisa na arte milenar dança do ventre com determinadas fusões étnicas, especialmente, dança indiana, flamenco e sutilmente técnica urbana como breakdance através do pensamento contemporâneo de “hibridismo” (STUART HALL, 2000). No processo coreográfico “Tribal Fusion” trazemos figurinos mais próximos do cotidiano, a utilização de adereços diversos e maquiagens que revisitam o passado com as influências do tempo atual, criando foco no rosto, braços, torso desnudos a partir dos quadris, tendo o busto coberto. Sobre o contexto sonoro alternamos nos gêneros baseados na chamada Word Music com batidas eletrônicas, merecendo destaque para a banda Beats Antique (São Francisco, Califórnia) com a música criada para a dançarina Zoe Jakes.
O segundo, “Tribal Brasil” busca revelar a pesquisa do Tribal Fusion com matrizes de danças afro-brasileiras, buscando o trabalho com o nível baixo, apoios, posições e elementos específicos de determinados Orixás que se fundem de modo contemporâneo para criar novas estruturas, nas quais não se percebem hierarquias no processo de mesclagens. No processo coreográfico “Tribal Brasil” trazemos o foco nas movimentações do pássaro Carcará dentro do processo de hibridismo que têm início desde o público e se inspira na coreografia da Shaman Tribal Company “Carcará”.
Ficha Técnica
Direção artística: Ana Clara Oliveira Dançarinas: Ana Clara, Amanda, Camille, Cleci, Cyssa, Elis Regina, Janaína, Lêda, Letícia, Leila, Pâmela, Thayná, Claudiana, Fabiane, Luciana, Alessandra e Jessa.
Trilha sonora: Beats Antique e Barbatuques.
Oficina 02:
Terça-feira, 03/05/16, 14:00h-18:00h
"Técnicas de Redação requeridas na áudio-descrição" - (teórico-prática, 4h,16 vagas)
Rosângela A. Ferreira Lima - rose.ferreira.lima@gmail.com
A oficina de técnicas de redação requeridas na áudio-descrição tem como objetivo tratar dos principais tópicos exigidos para produzir um roteiro de áudio-descrição empoderativo, coeso e coerente, que apresente clareza, correção, concisão, especificidade e vividez.
Othon Garcia, no livro “Comunicação em Prosa Moderna”, diz: “dentro da liberdade de combinações que é própria da fala ou discurso - liberdade que permite a cada qual expressar seu pensamento de maneira pessoal, sem ter de repetir sempre, servilmente, frases já feitas, já estereotipadas -- há certos limites impostos pela gramática, limites que impedem a invenção de uma nova língua cada vez que se fala”.
Em outras palavras, a liberdade que cada usuário da língua tem para construir seu discurso está limitada pela necessidade de normatização dessa mesma língua. No entanto, essa preocupação com um registro padrão necessariamente não garante que o discurso vai ser realmente compreendido pelo outro. Afinal, para o entendimento de um texto, outras condições precisam ser superadas: a limitação semântica, o tipo de registro (se oral ou escrito), além do uso da língua naquele contexto empregada. Assim, uma frase como “o homem se enforcou num pé de alface”, embora tenha correção gramatical, com sujeito e predicado, não é um discurso aceitável, pois entra em desconformidade com nosso conhecimento de mundo. Sabemos o que é a ação de enforcamento e sabemos que isso é impossível se conhecermos o que é um pé de alface.
Como em todo texto, também no roteiro de uma áudio-descrição, nada pode ser comunicado se o discurso não for compreendido, e para o compreender são necessários cuidados com a pontuação, com a acentuação, com a concordância, verbal e nominal etc. É necessário observar a coesão (marcas formais que dão sequência ao texto), bem como a coerência textual (relação de sentido que se estabelece entre os enunciados, de sorte que se alcance um script pleno de sentido), com requintes de clareza (livre de ambiguidades, obscuridades, imprecisões) com concisão (redigido com o mínimo de palavras, garantindo o máximo de informações), promovendo o empoderamento do cliente.
Não observados esses quesitos mínimos de correção no uso da língua, o áudio-descritor poderá incorrer em erros como por exemplo: “João leva Tereza para sua casa”, o “sua” pode indicar a casa de João, a casa de Tereza, ou ainda a casa do ouvinte (a segunda pessoa “tua casa”). Essa falta de clareza quanto ao referente de “casa”, faz com que o usuário tenha de desprender energia para solucionar algo que o discurso poderia ter deixado claro desde o início.
A fim de se alcançar a clareza no texto áudio-descritivo é necessário evitar a incongruência, estrutura caótica (confusa). Assim, um conjunto de informações apresentadas de forma desordenada, sem que nos atentemos para as orientações básicas da áudio-descrição, por exemplo a logicidade (descrever da esquerda para a direita, de cima para baixo, entre outras), torna o texto confuso e atrapalha grandemente a compreensão. Se nos é apresentado um roteiro áudio-descrito como: “Joana tem o queixo fino, os cabelos vermelhos e usa uma presilha de rosa amarela”. Do que foi descrito podemos construir a imagem de Joana, mas a apresentação está confusa, pois não segue a orientação de cima para baixo, além disso como está posto não sabemos o que é amarela (a presilha do cabelo ou a rosa?).
Na oficina, serão retomados pontos básicos para a composição do roteiro de áudio-descrição, como a importância da pontuação, a concordância, regência e elementos de coesão (referenciação e progressão), sempre por meio de exercícios práticos para o trabalho com o roteiro áudio-descritivo.
Rosângela Ferreira Lima
>Oficina 05
Profa. Msc. Ana Clara Santos Oliveira (UFAL)
Com o objetivo de difundir a áudio-descrição, formar áudio-descritores e consultores em áudio-descrição, construir uma rede de usuários e profissionais da áudio-descrição, bem como conscientizar/informar operadores do direito, da cultura, da educação, da comunicação, do entretenimento e outros a respeito da obrigatoriedade legal de se prover a áudio-descrição às pessoas com deficiência, o II Encontro Nacional de Áudio-descrição em Estudo (ENADES 2016, www.enades.com.br) traz entre os dias 02 a 07 de maio próximo, uma programação rica profissional, científica e cultural no campo da inclusão, no sentido geral, e da áudio-descrição, em particular.
Confira a programação completa em http://www.associadosdainclusao.com.br/enades2016/programacao-enades e descubra aqui mais um campo em que a áudio-descrição pode e deve ser oferecida como direito de acessibilidade comunicacional, cultural, educacional e de lazer às pessoas com deficiência visual.
Introdução à áudio-descrição para a dança (duração: 4h – Quarta-feira, 04 de maio, das 14 às 18, Of. 05: teórico-prático).
Ministrante: Profa. Msc. Ana Clara Santos Oliveira
anaclaradanca@gmail.com
ana.oliveira@ichca.ufal.br
"... ao longo da sua história, a pessoa com deficiência visual esteve excluída das produções artísticas enquanto dançarino e, principalmente, como um espectador – um fruidor que percebe a obra de dança através do empoderamento. Do Modelo Médico da deficiência para o Modelo Social da deficiência, ainda são frequente as perguntas: “pessoas com deficiência visual podem apreciar espetáculos de dança?”; “como é possível sendo cego?”; “o que uma apreciação de dança pode mudar no cotidiano delas?”; “para que falar das cores de um figurino, se um espectador com deficiência visual não compreende?"
...
Por meio de orientações específicas do recurso de acessibilidade denominado “Áudio-descrição” para a dança, esta oficina é voltada para o processo de inclusão com ênfase na experimentação do recurso através de poéticas de diferentes espetáculos de dança (cenas) que potencializem noções deste tipo de Tradução Intersemiótica.
Sob esta ótica, a oficina tem como o objetivo introduzir a áudio-descrição para a dança através do Sistema Laban...".
Para saber mais consulte Introdução à áudio-descrição para a dança
Conteúdos a serem trabalhados na oficina:
Aspectos introdutórios da áudio-descrição para a dança através do Sistema Laban:
- Conceitos básicos do Sistema Laban – Eucinética e Corêutica;
- Aplicação dos conceitos básicos em diferentes espetáculos de dança (cenas) com demonstrações da ministrante;
- Trabalho individual de áudio-descrição de uma cena de dança;
- Orientações coletivas.
Oficina 06:
A produção da áudio-descrição na prática: Aplicando diretrizes basilares (duração: 4h – Quarta-feira, 04 de maio das 14 as 18, Of. 06: teórico-prático).
Ministrante: Dr. Francisco J. Lima
limafj.br@gmail.com
A luz viaja mais rápido que o som e, pela luz, é que vemos as imagens.
Não obstante, é pelo som que vibra no ar, a fala, que as imagens áudio-descritas chegam à mente do usuário da áudio-descrição.
Será, contudo, que a áudio-descrição é apenas uma descrição falada?
Pelo tato as imagens áudio-descritas podem chegar à mente dos usuários cegos ou com baixa visão, pelo roteiro em Braille ou com tipo ampliado; aos clientes surdocegos, pela sinalização em Libras tátil ou pela escrita na palma de suas mãos. E as imagem áudio-descritas devem chegar-lhes pelo tato com a mesma magnitude que chegaram aos ouvidos dos usuários ouvintes e aos olhos dos espectadores videntes.
Como será possível isso?
Como alcançar uma áudio-descrição empoderativa?
Como fazer da descrição uma áudio-descrição, uma tradução empoderativa?
Como não deixar-se enganar pelos olhos, para não enganar a mente?
Assim como ocorre com o tato, que leva sequencialmente as informações hápticas ao cérebro humano; a fala também as leva sequencialmente, porém, pelos ouvidos. E, como o som é mais lento que a luz, aquilo que se vê globalmente só pode chegar aos usuários da áudio-descrição se for traduzido em seguimentos claros: em frases curtas, com estruturas concisas, lógicas e empoderativas do evento visual.
Como produzir uma áudio-descrição com tais características?
Na presente oficina, buscaremos responder aos questionamentos feitos, com exercícios práticos, com base em diretrizes básicas da áudio-descrição e aprenderemos a identificar nas áudio-descrições correntes a ausência de diretrizes fundamentais. Veremos como a negativa às diretrizes da tradução visual prejudica a produção da imagem na mente de quem recebe a áudio-descrição e veremos que essa negativa está longe de ser uma escolha, e muito perto de ser um erro.
Vagas: 16
Oficina 08:
Os direitos da pessoa com deficiência – o que muda com a Lei Brasileira da Inclusão (duração: 4h – Quinta-feira, 05 de maio das 14 as 18, Of. 08: teórico).
Ministrante: Esp. Rita de Cássia Tenório Mendonça
ritarita2000@gmail.com
"...A deficiência é condição que sempre acompanhou a história da humanidade, embora de forma silenciosa. E justamente em razão desse silêncio sobre o tema, o desconhecimento nos leva a conclusões equivocadas que reforçam preconceitos e atitudes discriminatórias. A falta de acessibilidade nas cidades também faz com que não seja comum a presença das pessoas com deficiência em espaços públicos ou de uso público, o que mais nos distancia do assunto. E isso impacta nas diversas dimensões da vida das pessoas com deficiência...
...
O objetivo deste minicurso é refletir e debater sobre os direitos da pessoa com deficiência, à luz da Lei Brasileira da Inclusão, por meio de uma abordagem simples, acessível e intuitiva.
...
Público-alvo: profissionais e estudantes da área de Jornalismo, Recursos Humanos, Educação, Assistência Social, Direito, Ciências Políticas, dirigentes e integrantes de entidades do terceiro setor, ativistas da área dos direitos humanos, conselheiros de conselhos de direitos, parlamentares e assessores, técnicos e gestores públicos, pessoas com deficiência e seus familiares, entre outros."
Vagas: 16
Oficina 13:
"Profissional Áudio-descritor: Micro empreendedor individual X Simples Nacional. Como formalizar?" (duração: 4h)
Sábado, 07 de maio das 08:00 as 12:00
Ministrantes: Ana Paula Tavares Gomes dos Santos e Simone Maria Bastos Lyra
aptavares_gomes@hotmail.com e simoneblyra@gmail.com
(teórico, 4h,16 vagas)
"A abertura de uma empresa é um desafio. Mas nada que seja impossível. Espírito empreendedor, dinamismo e boas ideias podem transformar seu sonho numa prazerosa e lucrativa realidade de gerenciar um negócio como profissional da áudio-descrição. Porém, quais os tipos de tributação, quais as vantagens e desvantagens de ser empresário, como formalizar a atividade?
Neste curso veremos “A Lei Geral” e novo Estatuto Nacional das Microempresas e das Empresas de Pequeno Porte, além do MEI – Micro empreendedor Individual, e como foi instituído pela Lei Complementar n° 123/2006. Esta lei estabelece normas gerais relativas ao tratamento diferenciado e favorecido às Microempresas ( ME) e às Empresas de Pequeno Porte (EPP) no âmbito dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios."
Passeio, cultura e lazer
MACEIÓ POR QUE IR?
Nenhum dos 40 quilômetros de praias de Maceió consegue desapontar o visitante. São águas transparentes, com nuances que vão do verde clarinho ao azul turquesa, piscinas naturais, areias douradas e imensas manchas verdes, formadas ora por coqueirais, ora por fazendas de cana-de-açúcar. Os litorais Norte e Sul, repletos de cenários encantadores como Tabuba e Gunga, garantem aos turistas dias de férias variadas, a pequena distância dos principais hotéis.O grande barato da capital alagoana é que as praias urbanas são tão bonitas quanto as mais afastadas. Mas é importante ficar atento às condições para banho - em Jatiúca, uma das praias mais famosas, ocasionalmente o mar está impróprio. Mesmo assim, vale a pena passear pela orla, onde se encontra uma boa infraestrutura com barracas e cadeiras para alugar, ciclovia e um imenso calçadão onde ficam as famosas tapioqueiras. Já Pajuçara é ponto de partida das jangadas que levam ao aquário natural mais visitado da cidade.
Longe da orla ficam as atrações culturais, espalhadas pelo Centro de Maceió. São igrejas em estilos arquitetônicos variados - do barroco ao gótico - e espaços que guardam a rica arte popular do Nordeste. Também no bairro histórico do Jaraguá, antiga zona boêmia, estão construções do século 19, além de antigos casarões e armazéns. O pólo gastronômico da capital nasceu em Jatiúca, a primeira praia a ganhar destaque nos guias de turismo da região. Hoje, por toda a orla, se encontram restaurantes e quiosques com uma grande variedade de opções. Da culinária regional - regada a frutos do mar, das lagoas e dos rios - aos pratos com sotaque francês, passando pelos japoneses e até peruanos, há restaurantes para todos os gostos. Não deixe de experimentar pelo menos um quitute que leve sururu, um saboroso molusco de propriedades afrodisíacas. Guarde ainda um espacinho para a tradicional tapioca, com mais de 30 sabores de recheio. Também típicos são os trabalhos das famosas rendeiras de Alagoas. Passada de mãe para filha, a arte confere cores e bordados a peças diversas encontradas no bairro do Pontal da Barra.Nos arredores de Maceió, rusticidade é a palavra-chave, em especial na Costa dos Corais, ao Norte. As praias espetacularmente desertas e acessíveis pela estrada emoldurada por coqueirais, como Carro Quebrado e Tatuamunha, ficam em simples vilarejos. Em compensação, abrigam charmosas pousadas. Já quase em Pernambuco, o destaque é Maragogi, com suas imensas piscinas naturais conhecidas como Galés. No sentido oposto, o destino é Penedo, uma bucólica cidade histórica às margens do Rio São Francisco. Dali é fácil partir para a foz do Velho Chico e apreciar o encontro de suas águas com o mar, rodeado por imensas dunas douradas.
ONDE COMER, O QUE VER E FAZER EM MACEIÓ
COMER BEM EM MACEIÓ
As feiras gastronômicas com uma proposta de um ambiente mais descontraído e ao ar livre têm conquistado cada vez mais espaço em Maceió. Por conta disto, empresários alagoanos se reuniram para lançar um 'food park' no bairro da Ponta Verde.
O Quintal - Food Park é em um espaço de quase 400m² em um lugar a céu aberto, com food trucks e food bikes com várias opções de comida entre massas, sobremesas, comida regional, oriental, mexicana, entre outras.
O espaço já está funcionando para vendas. Entre as atrações do local, estão a entrada gratuita, o funcionamento diário e eventos nos fins de semana. Além disto, o ambiente conta com som, mesas e cadeiras, lixeiras seletivas, banheiros e Espaço Pet.
O Food Park ficará situado na esquina entre a Avenida Dr. José Sampaio Luz e a Rua Carlos Tenório, funcionando de terça a quinta e aos domingos, das 17h às 23h e às sextas e sábados das 17h a meia-noite.
O QUE FAZER EM MACEIÓ
História, cultura e muito lazer fazem de Maceió uma cidade repleta de programas dia e noite. Nas praias, as formações de recifes formam piscinas naturais de águas cristalinas tomadas por peixinhos, como as de Pajuçara e de Paripueira. E tem ainda a lagoa de Mundaú que, desbravada a bordo de saveiros, descortina as atividades das populações ribeirinhas e toda a riqueza da flora e da fauna da região. Já os bairros históricos, como o Jaraguá, abrigam importantes espaços culturais. Nos arredores da capital, os cenários selvagens e desertos da Costa dos Corais incentivam a esticar o tour pelo litoral Norte, incluindo a animada Maragogi. Ao Sul, imperdível é apreciar o encontro do Rio São Francisco com o mar, seguido por uma visita à pitoresca cidade de Penedo.
AS PRAIAS DE MACEIÓ
As praias de Maceió – sejam urbanas, do litoral Norte ou do litoral Sul - têm as mesmas características: águas mornas, coqueirais e piscinas naturais. As diferenças ficam por conta dos diversos tons de verde e de azul e pelas ondas – fortes ou inexistentes. Na orla central, as atrações incluem barracas animadas, ciclovia, pista de cooper e, no caso de Pajuçara, um passeio de jangada até à barreira de recifes, repleta de peixes coloridos e sanfoneiros! Ao Norte, o surf e a pesca são praticados em Jacarecica e Garça Torta, enquanto Guaxuma é o point da garotada. Já o Sul guarda dois dos principais cartões-postais alagoanos - as praias do Francês, lotada no verão e nos finais de semana; e do Gunga, com estrutura de lazer que inclui mergulho livre nas piscinas naturais.
ATRATIVOS CULTURAIS EM MACEIÓ
É comum dizer que se respira cultura no Centro de Maceió. Não é para menos, levando-se em conta que lá estão os principais monumentos e igrejas da cidade, erguidos no século 19. Com fachadas e memórias preservadas, as construções contam um pouco da história e das influências culturais da capital. No bairro do Jaraguá, o conjunto arquitetônico é tombado pelo Patrimônio Histórico de Alagoas e é por lá que fica o bonito prédio da Associação Comercial, com linhas neoclássicas.
- Museu Théo Brandão
- Catedral Metropolitana de Maceió
- Igreja Bom Jesus dos Martírios
- Igreja de Nossa Senhora do Livramento
COMPRAS EM MACEIÓ
Impossível não se render, literalmente, ao artesanato de Maceió. Os trabalhos em rendas e bordados, cujas técnicas são passadas de mãe para filha, criam obras de arte em forma de toalhas de mesa, vestidos, cortinas... Um dos mais interessantes é o delicado filé, um rendado tipicamente alagoano, mais precisamente do bairro do Pontal da Barra. A principal característica é a confecção, similar à de uma rede de pesca e trabalhada com linha de algodão. O resultado é um bordado com vários pontos geométricos e multicoloridos, encontrado nas dezenas de lojinhas da "Rua das Rendeiras", ponto mais movimentado do bairro de pescadores às margens da Lagoa Mundaú. Já a Feira de Artesanato da Pajuçara e o Mercado do Artesanato oferecem artigos locais e regionais. As cores e as formas diversas dão vida a matérias-primas como palha, madeira, cerâmica, fibra do coqueiro, couro e barro. Para conhecer e experimentar os mais gostosos doces da região, vale a pena enfrentar os 15 quilômetros que separam Maceió de Massagueira, uma vila de pescadores em Marechal Deodoro e que abriga uma associação de doceiras.
NAS REDONDEZAS DE MACEIÓ
Em um raio de cerca de cem quilômetros do Centro de Maceió, sentido Norte ou Sul, estão cenários rústicos e intocados. Em direção a Recife, exatamente no meio do caminho, fica Maragogi e suas famosas Galés, imensas piscinas naturais repletas de peixes. Antes de chegar ao destino, porém, vale desviar da estrada principal e pegar a Costa dos Corais, que revela gratas surpresas - praias selvagens, vilarejos bucólicos e charmosas pousadas.Partindo para o Sul, o ponto final é a histórica e bela cidade de Penedo, às margens do Rio São Francisco. De lá partem os barcos que levam ao encontro da foz do rio com o mar, formando uma paisagem que mescla o dourado das dunas com o azul intenso das lagoas.
Confira as promoções que o SuperFérias e o Hotel Ponta Verde tem para você.