Normas para a Submissão de Trabalhos no Enades 2015

Normas para a submissão de trabalhos no Enades 2015

Informações gerais

COMPARTILHE ENADES 2015

Todas as propostas (de comunicação oral, para mostra de vídeo com áudio-descrição e para apresentação de pôsteres) devem ser submetidas em .doc, formatadas em Arial, 12, espaçamento 1,5, tamanho A4. O título do trabalho deve estar centralizado e em negrito, tamanho 14. O corpo do texto: deve estar justificado. Os dados do autor/autores e e-mails para contato (opcional) devem ser colocados em notas de rodapé.
A bibliografia deve seguir padrão ABNT.
Os vídeos, se disponíveis na internet, devem apresentar o link de acesso.
Os pôsteres devem estar com tamanho de fonte adequada para a leitura em distância mínima de dois metros e devem obedecer à largura mínima de 0,90m X no mínimo 1,10m até 1,30m.
A submissão das propostas implicará na autorização prévia para publicação dos trabalhos, seja no site do Enades, seja na Revista Brasileira de Tradução Visual, à escolha dos organizadores. A não autorização para publicação deverá ser expressa pelo proponente da proposta, o que não implicará em impedimento para que o trabalho seja apresentado no I ENADES 2015.
Autores e coautores de um resumo aprovado deverão realizar a inscrição no Enades 2015. É obrigatória a presença de pelo menos um dos autores do resumo no evento. Um segundo autor terá inscrição gratuita. Cada trabalho terá local e horário determinados para ser apresentado. Apenas serão certificados os trabalhos que tiverem pelo menos um dos autores presente no dia de apresentação da proposta.
As propostas serão avaliadas pela organização do evento, em até 72 horas do recebimento da submissão. Sugere-se o envio do resumo, o mais breve possível, para garantir vaga no evento, as vagas são limitadas. Os trabalhos aprovados receberão Carta de Aceite por e-mail. Os demais serão notificados.

Atenção
Antes de submeter seu trabalho, leia atentamente os objetivos do I Enades 2015!

OBJETIVO GERAL
- Realizar o Evento “I ENADES - Encontro Nacional de Áudio-descrição em Estudo”.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Dar a conhecer o que é Áudio-descrição, divulgar sua aplicabilidade e sua potencialidade na educação, no trabalho e no lazer, como recurso de acessibilidade comunicacional para as pessoas com deficiência, principalmente para as pessoas cegas ou com baixa visão.
- propiciar um espaço de formação de e para áudio-descritores e um ambiente de estudo acadêmico dos assuntos concernentes à áudio-descrição e relativos à pessoa com deficiência visual.

Normas para comunicação oral
1. As propostas para comunicação oral devem conter o resumo do trabalho, com um mínimo de 250 e máximo de 400 palavras, com até 5 palavras-chave;
2. Os resumos devem apresentar de modo claro: tema, objetivo(s), pressuposto(s) teórico(s), metodologia e resultados obtidos ou desejados, sempre que aplicáveis;
3. É de total responsabilidade do autor, ou autores, a revisão gramatical do resumo submetido;
4. O resumo do trabalho será publicado no site do Enades. O trabalho completo será publicado em edição especial da Revista Brasileira de Tradução Visual (ISSN2176-9656).
5. O trabalho completo deverá conter o mínimo de 5 páginas e o máximo 7 páginas, fora o resumo e referências bibliográficas.
6. O resumo deve ser enviado pelo e-mail contato.enades@gmail.com, com o assunto proposta de comunicação oral, e com as seguintes informações no corpo da mensagem e em documento .doc, anexo ao e-mail.

Título do trabalho:
Autor/autores:
Instituição/Empresa:
e-mail para contato (de cada autor)-
tipo de apresentação: comunicação oral

7- A apresentação da comunicação oral, quando aprovada, será realizada em espaço e horário previamente determinados pelos organizadores. É obrigatória a presença de pelo menos um dos autores do trabalho no dia da apresentação.
8- Cada trabalho terá 20 minutos de apresentação, e até 10 minutos de interação com o público. Apenas serão certificados os trabalhos que tiverem pelo menos um dos autores presente no dia de apresentação da proposta.

PRAZO FINAL PARA ENVIO DE RESUMOS: 07 de dezembro 2014.

PRAZO FINAL PARA ENVIO DO TRABALHO COMPLETO: 07 de janeiro de 2015.
Normas para mostra de vídeo com áudio-descrição
1. As propostas para apresentação de vídeo com áudio-descrição devem conter o resumo do trabalho com as informações de autoria da áudio-descrição, inclusive se fez uso de consultor em áudio-descrição, se a áudio-descrição foi autorizada pelos detentores do direito autoral da obra etc.;
2. Serão aceitos para apresentação do vídeo com áudio-descrição, obras com até 30 minutos. Cada apresentação poderá ter até 10 minutos para a interação com o público;
3. Os resumos devem apresentar as seguintes informações, além das acima solicitadas: título da obra áudio-descrita, tempo de duração, e demais dados de produção (sinopse do vídeo, entre outros dados) e classificação indicativa (descrição temática e gradação etária);
4. É de total responsabilidade do autor, ou autores, a revisão gramatical do resumo submetido;
5. O roteiro de áudio-descrição do vídeo, caso autorizado pelo áudio-descritor/áudio-descritores, será publicado em edição especial da Revista Brasileira de Tradução Visual (ISSN2176-9656).
6- É obrigatória a presença de pelo menos um dos autores da proposta de áudio-descrição do vídeo no dia da apresentação, sem o que não haverá a certificação do proponente ou proponentes.
7. O responsável pela apresentação do trabalho deverá trazer cópia do vídeo, seja para apresentação em voice-over ou com áudio-descrição, e entregá-la à comissão organizadora no dia da apresentação;
8. O resumo deve ser enviado para o e-mail contato.enades@gmail.com, com o assunto proposta de áudio-descrição de vídeo, com as seguintes informações no corpo da mensagem, e em documento .doc, anexo ao e-mail.
Título do trabalho:
Autor/autores:
Instituição/Empresa:
e-mail para contato (de cada autor):
tipo de apresentação: mostra de vídeo com áudio-descrição
9. Apenas serão certificados os trabalhos que tiverem pelo menos um dos autores presente no dia de apresentação da proposta.

PRAZO FINAL PARA ENVIO DE RESUMOS: 07 de dezembro 2014.

PRAZO FINAL PARA ENVIO DO TRABALHO COMPLETO: 07 de janeiro de 2015 (roteiro de áudio-descrição).

Normas para apresentação de pôster
1. As propostas para apresentação em pôster podem ser de dois tipos:
a- áudio-descrição de imagem estática;
b- apresentação de trabalhos/ pesquisas em andamento ou concluídos.
2- Para pôsteres de trabalho de áudio-descrição de imagens estáticas, deve ser apresentado um resumo contendo as seguintes informações: título da obra áudio-descrita, autor da obra, tema da obra, local em que a imagem está disponível ou de onde foi retirada, se aplicável.
Observação: ao enviar a proposta de pôster com a áudio-descrição de imagem estática, deve-se também enviar a imagem, ou imagens, em separado (anexa(s) ao e-mail), além do documento em .doc, em que ela deve estar inserida.
3- Para apresentação do pôster de trabalho/pesquisa, deve ser apresentado um resumo do trabalho, com um mínimo de 100 e máximo de 250 palavras, até 5 palavras-chave;
4. Os resumos devem apresentar de modo claro: tema, objetivo(s), pressuposto(s) teórico(s), metodologia e resultados obtidos ou desejados, sempre que aplicáveis, e notas proêmias, quando disponíveis;
5. É de total responsabilidade do autor, ou autores, a revisão gramatical do resumo submetido;
6. O resumo do trabalho será publicado no site do Enades. O trabalho completo será publicado no site do Enades e em edição especial da Revista Brasileira de Tradução Visual (ISSN2176-9656), a critério da Comissão Organizadora.
7- A apresentação do pôster, quando aprovado, será realizada em espaço e horário previamente determinados pelos organizadores. É obrigatória a presença de pelo menos um dos autores do trabalho no dia da apresentação;
8- Será de exclusiva responsabilidade dos proponentes a colocação e retirada do pôster, bem como o destino a ele dado;
9- Pelo menos um responsável pelo pôster deverá ficar durante uma hora para a interação com o público. Também deverá estar, durante esse tempo, disponível para ler o pôster para os frequentadores que necessitarem/desejarem;
10 - Só serão certificados os trabalhos que forem apresentados no evento e que tiverem cumprido com as exigências acima.
11. A proposta de apresentação de pôster deve ser enviada para o e-mail contato.enades@gmail.com, com o assunto proposta de apresentação de pôster, com as seguintes informações no corpo da mensagem, e em documento anexo (.doc), junto com os demais quesitos:
Título do trabalho:
Autor/autores:
Instituição/Empresa:
e-mail para contato (de cada autor)-
tipo de apresentação: apresentação de pôster

PRAZO FINAL PARA ENVIO DE RESUMOS: 07 de dezembro 2014.

PRAZO FINAL PARA ENVIO DO TRABALHO COMPLETO: 07 de janeiro de 2015.

Avaliação
As propostas serão avaliadas pela organização do evento, em até 72 horas do recebimento da submissão. Sugere-se o envio do resumo, o mais breve possível, para garantir vaga no evento, as vagas são limitadas. Os trabalhos aprovados receberão Carta de Aceite por e-mail. Os demais serão notificados.

Observação sobre a apresentação no evento
Tanto autores quanto coautores de um resumo aprovado, deverão realizar a inscrição no Enades 2015, caso desejem estar presentes. É obrigatória a presença de pelo menos um dos autores do resumo no evento. Um segundo autor terá inscrição gratuita. A isenção deverá ser solicitada pelo e-mail contato.enades@gmail.com, com o assunto, participação com isenção. Cada trabalho terá local e horário determinados para ser apresentado. Só serão certificados os trabalhos que tiverem, pelo menos um proponente no dia de apresentação da proposta.

Apoio:

• AGIL Hotel www.agilhotel.com.br

• Amigas para o bem viver

• Café Meridiano "Um Jeito Café de levar a Vida" (www.meridiano.com.br)

• Livraria Comercial

• Plenotel www.plenotel.com.br

• Unopar EaD http://www.unoparead.com.br/unopar

• Rede Gazeta

• Revista Brasileira de Tradução Visual www.rbtv.associadosdainclusao.com.br

• Rotary Club

• São Bernardo Saúde

• Saturno Turismo

• VouVer Acessibilidade www.vouveracessibilidade.com.br

Revista Brasileira de Tradução Visual
VISITE
www.rbtv.associadosdainclusao.com.br

--